Olá! Como prometido e muito pedido nos Stories do Instagram, aqui vão tópicos a ter muuuuito em conta, na hora de pedir dinheiro emprestado…
Foram as alterações já anunciadas que entraram agora em vigor no princípio deste mês!
Ora então, o Banco de Portugal recomenda:
- Que as prestações não ultrapassem os 50% do rendimento líquido. Prestações de todos os créditos: habitação, pessoal etc,. Sim, porque isto há por aí gente com muito crédito junto! 😛
- Outro tema é a análise de solvabilidade na taxa de esforço, em que se diminui ao rendimento disponível, as despesas mensais correntes (educação, saúde, consumos e despesas domésticas).
- Passam a ser tidos em conta fatores como:
- a) o aumento das taxas de juro (simulação com 3%), para evitar que a subida das Euribor ponha em risco a capacidade de pagar os créditos,
- b) A diminuição do rendimento mensal, no caso dos clientes que no fim do contrato tenham mais de 70 anos, ou seja, reforma!
- Banco de Portugal também recomenda que o rácio entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel dado em garantia tenha um limite de 90% para créditos para habitação própria e permanente. Para créditos com outras finalidades, o máximo a emprestar corresponde a 80% do valor do imóvel.
- Não se esqueçam que este valor passa a ser o menor entre: o preço de aquisição da casa e o valor da avaliação da casa. Ça c’est très important!
- O Banco de Portugal recomenda o máximo de 40 anos como limite da duração do empréstimo para novos contratos de crédito à habitação e crédito com garantia hipotecária. Pede ainda convergência gradual para uma maturidade média de 30 anos até final de 2022.
Tudo isto para dizer que o Banco de Portugal é super querido e recomenda imensa coisa, mas não tenham juízo nessas cabeças, não!!!
Se precisarem de ajuda com créditos, tenho a Cátia Valério a trabalhar comigo e é uma máquina!
Beijinhos e um excelenteeeeee fim-de-semana! Este, espero que todinho cheio de sol! 😉