mais-valias – Rita Garcia http://www.ritagarcia.pt Blog de Imobiliário por Rita Garcia Wed, 23 Oct 2019 11:27:40 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.4 183 dias obrigatórios… Sabia disto? http://www.ritagarcia.pt/183-dias-obrigatorios-sabia-disto/ http://www.ritagarcia.pt/183-dias-obrigatorios-sabia-disto/#respond Wed, 23 Oct 2019 11:21:01 +0000 http://www.ritagarcia.pt/?p=1378 Olá!! Que tal por aí com esta semana escura? Hoje venho dar uma informação que considero super importante. Acabei…

O conteúdo 183 dias obrigatórios… Sabia disto? aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
Olá!! Que tal por aí com esta semana escura?

Hoje venho dar uma informação que considero super importante. Acabei de a esclarecer agora na reunião de equipa, porque há muito tempo me inquietava não ter uma resposta concreta para os clientes. Cada pessoa dizia a sua coisa e até entre advogados.

Tem a ver com o tempo obrigatório de morada fiscal em determinado imóvel, para que possa fazer a venda da mesma como primeira habitação, com a hipótese de reinvestimento numa outra primeira habitação sem que haja lugar a pagamento de mais-valias (reinvestindo a totalidade do valor de venda com alguns detalhes).

Este tempo são 183 dias.

Por exemplo, eu compro uma casa como primeira habitação mas ao fim de um tempo mudo-me para outra casa e mudo a morada fiscal. Para poder vender a primeira casa e poder reinvestir o dinheiro em 3 anos sem pagar mais-valias, a morada fiscal tem que voltar a ser a mesma da primeira habitação, pelo menos durante 183 dias.

Só agora em Outubro me deparei com dois clientes com o mesmo problema. Não tinham mudado a morada fiscal novamente para o apartamento e agora têm que esperar 183 dias para fazer escritura de forma a não pagar imediatamente as mais-valias e poder reinvestir o dinheiro numa outra primeira habitação.

O conteúdo 183 dias obrigatórios… Sabia disto? aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
http://www.ritagarcia.pt/183-dias-obrigatorios-sabia-disto/feed/ 0
O que ninguém quer pagar http://www.ritagarcia.pt/o-que-ninguem-quer-pagar-2/ http://www.ritagarcia.pt/o-que-ninguem-quer-pagar-2/#respond Fri, 05 Jul 2019 07:39:08 +0000 http://www.ritagarcia.pt/?p=1300 Olá! Hoje vou falar um bocadinho, ou tentar esclarecer um pouco o tema das mais-valias! Basicamente, o que todos…

O conteúdo O que ninguém quer pagar aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
Olá!

Hoje vou falar um bocadinho, ou tentar esclarecer um pouco o tema das mais-valias! Basicamente, o que todos querem saber mas ninguém quer pagar! 😉

Para o caso de não se tratar de habitação própria permanente, há que pagar e pronto… Não há mesmo muito a fazer. Por isso, assim em traços gerais, trata-se de fazer a diferença entre o valor de venda e o de compra, e pensar que 50% desse valor vai ser tributado à nossa taxa de IRS. Há algumas detalhes, como abater os custos de escrituras e comissões de agência, mas em traços gerais, é com isto que devem contar.

Para quem está a fazer negócio para habitação própria permanente, a coisa já muda de figura…

Sempre que existe reinvestimento do valor da venda, numa nova compra, esse novo valor de compra vai ser tido em conta na hora de fazer as contas e há algo fantástico: pode-se fazer este reinvestimento 24 meses para trás ou 36 para a frente. Ou seja, eu posso comprar uma casa nova agora e depois tenho 2 anos para fazer a venda da casa antiga e isso vai contar para o cálculo.
Da mesma maneira que se vender a minha casa hoje, tenho 3 anos para poder reinvestir esse valor numa nova compra de habitação própria permanente (basta preencher o anexo G no IRS e dizer que vou reinvestir o dinheiro).

Mas muita atenção aos prazos, pois se houver uma distracção, pode ser razão para ter que pagar milhares de euros…

Deixo aqui um link que me pareceu muito completo para fazer as simulações e até já inclui os montantes de amortização de crédito, etc,. Ora experimentem aqui!

Na realidade, o tema pode ser muito mais complexo, porque pode haver heranças, doações, etc., (e aí  na maioria dos casos o valor que entra para cálculos é o valor patrimonial na altura da transacção) mas em traços gerais é com esta ideia que devem ficar:

MAIS-VALIAS = 0,5 X (Valor de venda – Valor de compra) X Taxa de IRS

Espero ter ajudado e se tiverem mais dúvidas, enviem para rcgarcia@remax.pt ou para o meu número.

Um beijinho e um óooptimo fim-de-semana! 😉

O conteúdo O que ninguém quer pagar aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
http://www.ritagarcia.pt/o-que-ninguem-quer-pagar-2/feed/ 0
Mais-valias, o bicho papão! http://www.ritagarcia.pt/valias-bicho-papao/ http://www.ritagarcia.pt/valias-bicho-papao/#comments Mon, 20 Nov 2017 20:16:51 +0000 http://www.ritagarcia.pt/?p=461 Olá e boa semana! Hoje começamos a semana com um tema que desperta muitas dúvidas nos meus clientes: as…

O conteúdo Mais-valias, o bicho papão! aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
Olá e boa semana!

Hoje começamos a semana com um tema que desperta muitas dúvidas nos meus clientes: as mais-valias!

Para o caso de não se tratar de habitação própria permanente, há que pagar e pronto… Não há mesmo muito a fazer. Por isso, assim em traços gerais, trata-se de fazer a diferença entre o valor de venda e o de compra, e pensar que 50% desse valor vai ser tributado à nossa taxa de IRS. Há algumas nuances, como abater os custos de escrituras e comissões de agência, mas em traços gerais, é com isto que devem contar.

Para quem está a fazer negócio para habitação própria permanente, a coisa já muda de figura…

Sempre que existe reinvestimento do valor da venda, numa nova compra, esse novo valor de compra vai ser tido em conta na hora de fazer as contas e há algo fantástico: pode-se fazer este reinvestimento 24 meses para trás ou 36 para a frente. Ou seja, eu posso comprar uma casa nova agora e depois tenho 2 anos para fazer a venda da casa antiga e isso vai contar para o cálculo. 🙂

Da mesma maneira que se vender a minha casa hoje, tenho 3 anos para poder reinvestir esse valor numa nova compra de habitação própria permanente (basta preencher o anexo G no IRS e dizer que vou reinvestir o dinheiro). Mas muita atenção aos prazos, pois se houver uma distracção, pode ser razão para ter que pagar milhares de euros… :/

Deixo aqui um link que me pareceu muito completo para fazer as simulações e até já inclui os montantes de amortização de crédito, etc,. Ora vejam aqui!

Espero ter ajudado e não confundido ainda mais! ahaha

P.S.: A imagem penso que reflecte a zona da casa que mais se adequa quando pensamos em pagamentos! hihi

Até amanhã 😀

 

O conteúdo Mais-valias, o bicho papão! aparece primeiro em Rita Garcia.

]]>
http://www.ritagarcia.pt/valias-bicho-papao/feed/ 1